Publicado em Mulher de meia-idade, Organização, valeu a dica

Dicas baratas de decoração e organização: dando um “tapa no visual” da sua casa

Sabe quando você olha para aquele móvel desbotado, aquela roupa de cama surrada e os velhos potes com mantimentos no armário da cozinha e diz a você mesma: Eu preciso dar um jeito nisso… Mas, como?🤔

Quem me dera! Sair por aí como se não houvesse amanhã para comprar tudo novo e dar outra vida para a casa trocando a decoração! Aí você acorda do sonho e se lembra que os preços estão nas alturas e percebe que vai ter que fazer uma coisa de cada vez.

No post de hoje vou compartilhar com você algumas dicas que eu encontrei garimpando a internet, testei e garanto que dá certo. Vou deixar os links dos vídeos e te dar explicações detalhadas para que você mesma possa fazer transformações na sua casa.

No post👉 “Renove a sua casa gastando pouco“, contei que adoro mudar as coisas de lugar e que mudar a decoração da casa não precisa ser algo caro ou trabalhoso. Naquele texto, ensinei a fazer tapete, almofada e recuperar um móvel de madeira.

Por falar em madeira, aprendi uma técnica de pintura chamada “Pátina de Madeira de demolição“. Mãos à obra!

📌Estilizando as cadeiras de madeira

Resolvi testar a referida técnica de pintura em duas cadeiras que estavam “sem graça” e esquecidas num canto de casa. Esta técnica imita os móveis que são realmente feitos com madeira de demolição, muito comuns em casas de campo ou restaurantes com decoração rústica em Minas Gerais.

Veja um pouco do processo nas fotos abaixo e, em seguida, a foto do antes e depois👇

Para fazer, eu usei:

  • Potinhos de tinta acrílica (Tinta para artesanato PVA) nas cores, 503 (Azul Celeste), 515 (Cerâmica Clara), 822 (Verde Country) e Branco Base, que você encontra em papelarias ou em lojas de materiais para artesanato (escolha as cores de que mais gosta ou aquelas que combinem com a sua casa)
  • Betume da Judeia
  • Querosene
  • Lixa para madeira número 110
  • Pano macio (pode ser um velho retalho, pois você vai ter que descartá-lo depois)
  • Esponja de cozinha (pode ser uma usada)
  • Verniz para madeira incolor (opcional)

Copiei o passo a passo do canal do YouTube “DyiDeia“, embora tenha feito algumas adaptações. Assista o vídeo abaixo👇 e em seguida vou te explicar quais foram as modificações que deixaram minhas cadeiras mais bonitas.

Algumas modificações:

Para dar um aspecto envelhecido para a peça, dilui 1 parte de betume para 2 partes de querosene.

Eu não usei pincel, apenas molhava a ponta do lado verde da esponja de cozinha para espalhar a tinta (sempre na mesma direção).

Usei o verniz, pois queria que a peça ficasse um pouco mais escura (caso queira um efeito ainda mais rústico, você pode apenas passar cera incolor em pasta para proteger a madeira depois de tudo seco e pronto).

Protegi o piso com um papelão para não pingar tinta e deixei secar do lado de fora da casa, pois o cheiro é um pouco forte.

Ah! Não esqueça de usar luvas de borracha porquê o betume encarde mãos e unhas (às vezes eu me esquecia😬).

Fiquei tão animada com o resultado que usei a mesma técnica para pintar a mesa e as cadeiras da cozinha. Desta vez, meu marido me ajudou, principalmente na fase da lixação. Uma verdadeira ginástica!💪🏻 Observe o resultado abaixo👇

📌Embelezando e organizando os potes da cozinha

Nada como organizar os potes de mantimentos de cozinha e ter certeza do que está contido em cada vidro de tempero para não errar nas suas receitas.

Há algum tempo, aproveitei vidros grandes de azeitona ou de conservas para guardar alimentos não perecíveis. Para deixar mais organizado, confeccionei etiquetas usando Papel Contact na cor preto fosco. Para escrever na etiqueta, usei uma Caneta Giz na cor branca. É super prático. Eu reaproveitei os recipientes de vidro de geleia para colocar os meus temperos. Selecionei um vídeo para você aprender a fazer. Veja só! 👇

Você pode recortar outros formatos. Use os moldes disponíveis no Pinterest. Imprima em uma folha mais grossa, recorte e use como modelo para marcar. 👇

Se você não quiser usar a sua letra cursiva para identificar os potes, tenho outra dica que pode te interessar.

Use a técnica que eu encontrei no perfil do Instagram “dicas.de.organização“. Você vai precisar de fita adesiva e folhas com etiquetas impressas com impressora que usa Toner (as que usam jato de tinta borram e não dão certo). Para aprender como fazer, assista o vídeo abaixo👇

📌Protegendo os braços do sofá com sofisticação

Quem acompanha 👉as tendências da moda sabe que o crochê está em alta. Não me refiro àquelas peças tradicionais do tempo da vovó, mas uma versão reinventada e mais moderna para vestir tanto o corpo quanto a casa.

Os braços dos estofados tendem a ficar mais gastos do que as outras partes do sofá ou das poltronas. Olhei o meu e resolvi procurar formas de resolver o problema sem precisar trocar o móvel. Recebi um tutorial de como fazer um ponto super charmoso de crochê chamado “Waffer“. A primeira vista, me pareceu difícil, mas é bem fácil (até eu consegui fazer! 🤭kkkk).

Aprenda como fazer assistindo o vídeo abaixo👇

Teci um retângulo usando esse lindo ponto de crochê. As medidas vão depender do tamanho dos braços do seu sofá (o meu mede 42cm X 52cm). Usei o barbante ecológico EuroRoma (nº6) na cor 310- Caqui Escuro e agulha para crochê número 6 para trabalhar a peça. Fiz sem pressa quando sobrava um tempinho enquanto assitia algo na TV.

Registrei um pouco do processo em fotos. Veja também como ficou o produto final 👇

Agora, como de costume, a pausa para a música.

#Dica de Música do Blog🎼

A indicação de música do post é especial. Não, eu não escolhi música de carnaval. Aliás, nem estou no clima devido às intempéries, bem como, ao caos e a tristeza pelas diferentes perdas e prejuízos primordialmente causados pela ganância e pelo poder de governantes ao entorno do mundo.

Para sair da ilusão do feriado de carnaval, proponho comemoramos o👉 centenário da Semana de Arte Moderna que aconteceu em São Paulo, em fevereiro de 1922. Para celebrar a data, escolhi a composição de Heitor Villa-lobos. Da sua obra “Bachianas Brasileiras“, eu trago aquela que me faz arrepiar, que tem “um quê” de nostalgia, me remetendo ao tempo que nem sei se vivi (talvez em outra vida…). O artista trouxe a música erudita mais perto de nós incorporando elementos do folclore brasileiro e sons corriqueiros, tornando sua obra internacionalmente conhecida. Na época, ele foi vaiado. Talvez a crítica não estivesse preparada para a sua originalidade. Com vocês, a peça nº2 “O Trenzinho Caipira“!👇

Voltando ao nosso assunto, antes de sair trocando coisas e mudando tudo de lugar na sua casa, sugiro que conheça uma regra que pode te ajudar na escolha das cores, texturas e objetos que combinam entre si. Eu apresento a você a “Regra de 3 da Decoração” que eu aprendi lendo um artigo do site👉 Vida de Casa.

Para entender, pense em um triangulo. As três pontas trazem uma sensação de equilíbrio, do mesmo modo, os grupos de 3 objetos oferecem um visual mais harmonizado. Não precisa ser radical, aplique essa estrutura de organização em alguns espaços. Você pode agrupar por tamanhos (ex. pequeno, médio e grande), por cores (falei sobre combinação de cores no post 👉”Elegância da mulher de meia-idade: detalhes que fazem a diferença”) ou por espaço (ex.faça um trio em um canto da sala). O importante é encontrar o seu estilo e fazer com que esses grupos decorativos se complementem visualmente. Faça o teste e me conta nos comentários😉.

Bem, ficamos por aqui, mas voltaremos em breve com o post do mês de março. Encontro você no último domingo de cada mês. Aliás, no mês de fevereiro houve exceção para festejar os 2 anos do blog Cresce e Aparece!® O quê? Você não leu a publicação dos 2 mini posts especiais comemorativos? Não perca tempo! Leia aqui👉”Mini post 1: comemorando 2 anos do blog Cresce e Aparece!®” e 👉”Mini Post 2: o que você tem na bolsa?”.

Obrigada pela companhia! Beijos da Pri💋

#meiaidadefeminina

#vicejarsempre

#DIY

🎧Audioblog🎧

AUDIOBLOG: Dicas baratas de decoração e organização: dando um “tapa no visual” da sua casa. 27/02/2022.

Autor:

Partindo da vontade de compartilhar os meus anseios e necessidades de quem está entrando na meia-idade, iniciei a redação do blog incorporando nos textos a minha experiência profissional no campo pedagógico e científico na área da saúde, emoções e atividade física, bem como da minha vivência como mulher, mãe, professora entre muitos outros "eus" que me compõem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s