Publicado em Audioblog, Mulher de meia-idade

Autocuidado da mulher de meia-idade: a rotina ideal (Parte 2)

O sol ☀️ é mocinho ou vilão? Raios UVA e UVB, vitamina D, rugas, melasma, pele, insolação, filtro solar, acne adulta, bronzeado, etc e tal. Atordoante, não é? E a gente, que já passou de uma certa idade não sabe se fica ou foge do sol. Nos artigos sobre pele madura que encontramos na rede exploram conteúdos à respeito do cuidado com a pele para prevenção de rugas e flacidez. Há disponíveis no mercado cremes, loções e diferentes tratamentos indicados por dermatologistas para retardar tais efeitos que deflagram o envelhecimento da cútis. Contudo, há outros inimigos presentes em nossas casas, responsáveis por esses e por outros prejuízos que talvez você ainda não saiba.

Os aparelhos celulares e computadores podem causar melasma, envelhecimento precoce e acentuar quadros de acne. Como assim? Vou ter que usar filtro solar para ficar dentro de casa? A resposta é sim.

O raio ultravioleta é a radiação eletromagnética com um comprimento de onda menor que a da luz visível. De maneira resumida, apenas 9% da radiação do sol chega à terra devido a filtragem da atmosfera. A radiação UVA corresponde a 400-320 nm e a UVB é de aproximadamente 350-270 nm (medida do comprimento de onda).

Quanto aos efeitos à saúde humana, os raios UVB atingem camadas mais superficiais da pele causando ardência e vermelhidão e os UVA atingem a Derme (uma camada mais profunda) causando manchas e o câncer de pele. Não se engane com tempos nublados, pois os raios UVA atravessam as nuvens e chegam à pele em qualquer estação do ano (leia uma reportagem muito legal sobre o tema clicando neste 👉LINK). Os raios UVB incidem com mais força durante o verão e no período de 10 às 16 horas, como é o caso do Brasil que encontra-se próximo à linha do Equador (para saber mais sobre a radiação clique 👉AQUI)

Não somente os raios UVA do sol mas os das luzes artificiais dos aparelhos eletrônicos também causam danos. A exposição excessiva à luz emitida por esses aparatos tecnológicos agridem a pele também. E tem outro agravante! A pigmentação da pele varia em relação ao ciclo menstrual. 👉Estudos mostram que no período pré-menstrual e durante a menstruação há maior sensibilidade à essa luz ultravioleta, o que aumenta a pigmentação da pele, principalmente em peles morenas que têm mais melanina (aquilo que dá cor à pele).

Resumindo, a equação da situação seria assim:

  • Pele Morena + Luz do CelularFiltro Solar = escurecimento de manchas + Bônus menstrual (ou seria ônus) = Mais Manchas.

É a conta matemática do terror de quem trata e controla o melasma ou as manchas de gravidez no rosto (o nome desta última é Cloasma Gravídico)!

Em tempos de distanciamento, Home Office e exposição frequente à luz dos aparelhos eletrônicos, é importantíssimo tomarmos para a nossa rotina de autocuidado, a aplicação diária do filtro solar específico para a nossa pele. E não é aplicar uma única vez e pronto. É necessário reaplicar respeitando os intervalos descritos pelo fabricante do produto nos rótulos das embalagens, além, é claro, de seguir as orientações do seu médico(a) dermatologista.

Para completar o desespero, toda essa exposição provoca o agravamento da acne. Já não bastavam as manchas, os cravos e as espinhas brotam depois de um dia estressante. E os dedos nervosos são tentados a cutucar aquela casquinha que a pele pelejou para produzir como parte do processo de cicatrização. Aí, o que você ganha? Mais uma marca escura na pele ou uma cicatriz.

E você pensando que depois da adolescência não passaria mais por essa, hein? Os resultados de um 👉estudo recente indicaram que a acne adulta acomete 1 em cada 4 mulheres com idade entre 31 e 40 anos e aquelas que sofrem do problema possuem mais receptores (ou são mais ativados) das células que se ligam à bactéria da acne. Isso quer dizer que “Ter ou não a bactéria não importa. O que interessa é como ela vai interagir com o sistema imune”, explica o autor do estudo e dermatologista Marco Rocha. (Leia mais nesse 👉LINK).

E ainda não acabou! 🤯 Encostar o aparelho na face ao falar ao celular é um atalho para os microrganismos chegarem na pele do seu rosto🤳. Seu aparelho “anda” por todos os cantos, da bolsa para a pia do banheiro, desta para a mesa da cozinha ou para a escrivaninha do escritório, sem contar os “passeios” em ambientes externos.

Além disso, não esqueça de vigiar a sua postura enquanto usa o smartphone para não ganhar uma “Teck Neck“, aquelas ruguinhas no pescoço. A posição da cabeça e da coluna são fortemente influenciadas pela maneira que você segura o celular e principalmente pela frequência com que o utiliza. Talvez a razão de suas dores nas costas, a tensão nos ombros e a dor de cabeça seja o uso excessivo e inadequado do celular.

Agora a pausa para a música🎼

A música de hoje é dançante e bem alto astral para você sair da cadeira e largar um pouco esse celular! Impossível ficar parada com essa mulherada animada da nossa época!

“Eu quero ver esse corpo
Lindo, leve e solto”

Dancin Days – As Frenéticas

Com vocês: As Frenéticas com a música “Dancin Days“👇

Voltando ao nosso assunto, quais os principais cuidados que devemos ter para evitar ou pelo menos minimizar esses prejuízos? Relacionei os cuidados que considero mais relevantes:

  • 🌻Limpe o celular diariamente 📲. Retire a capinha, lave as mãos e limpe tudo com um algodão embebido em álcool. O álcool isopropílico 70% é o tipo adequado para a limpeza de eletrônicos. Ele elimina os germes sem danificar o aparelho. Você encontra facilmente em lojas de informática.
  • 🌻Lave as mãos 🤲com frequência e principalmente quando chegar da rua.
  • 🌻Crie o hábito de aplicar o filtro solar 🧴 logo que acorda pela manhã, mesmo que você não tenha que sair de casa. Inclua na rotina, lavar o rosto, escovar os dentes e passar o protetor. Já contei que prefiro o protetor com cor (por causa da barreira física adicional) além de ser um item obrigatório da lista da mulher esperta do blog Cresce e Aparece! (veja neste 👉POST) para levar na sua bolsa.
  • 🌻Reaplicar é super importante para você não perder a proteção. Se você costuma se maquiar, a reaplicação fica mais fácil se você usar o protetor solar em pó. Você conhece? É igual ao pó compacto de maquiagem comum e deve ser aplicado com pincel ou esponja (não esqueça de higienizar toda semana!). É perfeito para os retoques ao longo do dia. Veja 👉AQUI algumas opções.
  • 🌻Mantenha suas unhas arrumadas e de preferência com esmalte 💅. Assim, você ficará “com dó” de estragá-las ao ceder a vontade de cutucar o rosto.
  • 🌻Nunca durma maquiada, nem mesmo com o protetor solar. Limpe a pele antes de dormir usando os produtos adequados para a sua pele e ajude seu organismo a recuperá-la enquanto você dorme. Dessa maneira, você evita que a sujeira agrave os problemas da pele ou que os seus poros fiquem entupidos piorando a sua situação. Eu retiro esses resíduos com Água Micelar e depois lavo o rosto com o sabonete que a dermatologista indicou para a minha pele.

E a vitamina D, minha gente? Tem que dar uma brecha para ela entrar! Neste 👉 POST, falei um pouco sobre os benefícios do sol e a função desta vitamina na manutenção da massa óssea além de influenciar no sistema imunológico. Apenas 10% dessa vitamina vêm de alimentos e 90% das nossas necessidades são absorvidas pela exposição solar aos raios UVB (5 a 10 minutinhos por dia para quem tem pele clara e mais tempo para quem tem pele morena ou negra) (Leia mais neste 👉 LINK). Por esse motivo o sol é um grande aliado das mulheres na prevenção da osteoporose e deve ser aproveitado de maneira adequada.

Então, aí vai um bônus de autocuidado:

  • 🌻Continue com o seu protetor no rosto e exponha outras partes do corpo (como as pernas, as costas e a barriga) nesses 10 ou 15 minutos de banho de sol diário. Vale lançar mão do solzinho na laje, colocar um top para estender roupas no varal ou aproveitar a caminhada matinal 😉.

E assim, terminamos a 2ª parte das dicas de autocuidado da mulher de meia-idade. Para quem perdeu a 1ª parte, clique 👉AQUI para se atualizar (com o passo a passo explicado no texto, não tem mistério!).

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Autocuidado da mulher de meia-idade: a rotina ideal (Parte 2). 06/09/2020

Se você ainda não segue o blog, role a tela mais para baixo e clique em “seguir o blog por e-mail” para acompanhar as publicações semanais do 👉Cresce e Aparece!

Na próxima semana tem muito mais conteúdo interessante e útil para o dia a dia de quem não pode perder tempo! Você não vai perder, vai?

Beijos!!!💋

Publicidade

Autor:

Doutora em Enfermagem, Mestre em Ciências da Motricidade, Professora universitária há mais de 20 anos e estudante de Psicologia. Compartilho minhas curiosidades da meia-idade, escrevendo sobre saúde, aprendizagem e hábitos, considerando minha experiência como mulher, mãe ou outros "eus" que me tornarei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s