Publicado em Conteúdo para mulheres, dica de livros, Pensamento Livre

Esbarrei na serendipidade e vim aqui te contar!

Você já ouvir falar sobre Serendipidade? Conheci essa palavra esse ano, durante a leitura do livro “A mente organizada: como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação” do Daniel J. Levitin (indiquei no👉 post de maio de 2022) e fui buscar maiores detalhes para compartilhar com você.

O significado da palavra é o seguinte:

Aquilo que acontece ou é descoberto por acaso, de modo imprevisto, inesperado.”

Dicionário Online de português

Sabe quando descobrimos alguma coisa enquanto estávamos buscando outra? Como aquele dinheiro esquecido que cai do bolso da calça enquanto você está escolhendo a roupa para vestir ou como aquela notícia importante enquanto folheamos uma revista escolhida aleatoriamente na sala de espera do dentista? É mais ou menos por aí! (quem me dera achar umas notas dessas daí no bolso, né não?🤑)

Mas quem inventou essa palavra? Segundo a matéria publicada pela👉 BBC Culture o termo foi usado pela primeira vez  pelo escritor inglês Horace Walpole ao escrever uma carta, em 1754, inspirado no conto de fadas persa “As Três Princesas de Serendip“. Além de “serendipity“, Walpole também criou “Betweenity” (entremeio) que significa intervalo, ou algo entre dois pontos.

Muitos produtos, inovações e tecnologias que corriqueiramente usamos foram descobertos ou criados graças a serendipidade. Dentre eles, podemos citar o👉 “Forno de Microondas“, devido a um chocolate derretido no bolso de um engenheiro de radares para aviões; o👉 “velcro“, por semelhança com as sementes grudentas da planta bardana e, um tipo de 👉absorvente menstrual externo – o “guardanapo ou cinto sanitário” – patenteado em 1957 que partiu da observação da água escorrendo de um guarda-chuva fechado que poderia ser absorvida por uma esponja ao ser amarrada em sua ponta para manter o chão seco.

A imaginação é mais importante que o conhecimento

Albert Einstein

Buscando fatos históricos, observamos que muitos cientistas também eram artistas, vide Leonardo da Vinci – que dispensa explicações – e a atriz de cinema Hedy Lamarr que também foi criadora,com a ajuda de um amigo músico, de um sistema de comunicação que serviu como base para a criação do Wifi e da conexão Bluetooth.

Pesquisas atuais estão considerando o resultado de criações artísticas na elaboração de seus estudos. Recentemente, pesquisadores lançaram mão dos trabalhos do fotógrafo👉 François Brunelle, que há anos registra em suas produções, sósias espalhados por diferentes partes do mundo que não possuem nenhum tipo de parentesco.👇

A tal pesquisa foi conduzida por pesquisadores espanhóis e publicada na revista científica👉 Cell Reports. O estudo caracterizou em detalhes um conjunto de humanos semelhantes definidos por algoritmos de reconhecimento facial tão parecidos que poderiam ser considerados irmãos gêmeos. Os pesquisadores identificaram similaridades genéticas (relacionados ao DNA), sobretudo aquelas que determinam características do nosso rosto, mas que podem ter implicações para o estabelecimento de
outras propriedades antropométricas humanas ou da personalidade.

A internet também se movimentou com uma invenção que apareceu no desfile do Paris Fashion Week proposto pela marca francesa Coperni. Manoel Torres foi o criador da tecnologia patenteada de Spray-on Fabrican. Torres e sua equipe aplicaram um spray com uma substância branca que aderiu ao corpo quase nu de uma modelo na passarela. O vestido foi tomando forma diretamente no corpo de Bella Hadid ficando deslumbrante!

Assista abaixo👇

A aplicação desse spray em outras áreas parece promissora. Segundo uma publicação da👉 CNN Brasil, esse material vem sendo desenvolvido desde 2000 e poderia ser aplicado em outros setores além da Moda, como a saúde, inserido em roupas de proteção, máscaras e bandagens, por exemplo.

Quando eu vi o vídeo sobre a roupa, lembrei da invenção do personagem “Flint” da animação “Tá chovendo Hamburguer” (2009). Para quem assistiu, tem um momento no filme que ele apresenta uma invenção para a professora e os colegas de sala. O seu projeto de ciências é um spray que, aplicado nos pés, transforma-se em um sapato. Contudo, o inventor da ficção não foi tão bem-sucedido quanto os inventores da vida real, pois no longa, Flint não conseguia tirar o calçado dos pés depois da aula.

A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida…

Oscar Wilde

Veja, por exemplo, a famosa obra “Céu estrelado” de Vicente Van Gogh, uma linda pintura datada de 1889.

Agora observe a foto abaixo👇, uma imagem capturada pelo telescópio James Webb. A tecnologia desse telescópio permite analisar o passado ao usar uma onda que não pode ser captada pelos nossos olhos. Por meio da sua luz infravermelha, uma galáxia muito antiga foi encontrada, denominada GLASS- z13 (um conjunto giratório de estrelas, gás e poeira cósmica).

Estas e outras curiosidades podem ser encontradas na página do Instagram👉 @mapeandogalaxias.

Em seguida, veja essa sobreposição de imagens. Não é maravilhoso?

Será que Van Gogh teve uma inspiração – uma visão ou um sonho com o céu cheio de estrelas de uma galáxia distante? A vida imitando a arte? Quem poderia dizer?

Antes de concluir, vamos para a música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Eu havia separando outra música para indicar no post de outubro, mas por serendipidade, conheci uma música em um festival de dança que participei no último final de semana do mês e resolvi trocar a indicação de última hora.

A música se chama “Era uma vez“, interpretada pela jovem cantora de voz macia chamada Kell Smith. A melodia é doce e a letra nos remete a simplicidade da infância. Clique abaixo para ouvir👇

Voltando ao nosso assunto, você pode me perguntar o que isso acrescenta na sua vida? A serendipidade é sempre positiva. Há coisa melhor?

Para usufruí-la é importante ampliar e diversificar as nossas experiências para termos mais oportunidades de encontrá-la; prestar mais atenção aos detalhes do cotidiano, valorizando a contemplação (falei um pouco sobre isso no👉 POST de março de 2021).

Quando cultivamos esses hábitos, podemos nos deparar com a ideia de um novo negócio, com a resposta para um problema que está emperrando a nossa vida, com um caminho alternativo para solucionar um conflito pessoal ou até mesmo, o tão almejado autoconhecimento.

Se você que caiu de paraquedas por aqui e está achando tudo isso a maior “viagem na maionese“, quero te dizer que a vida é muito dura para permanecermos tão rígidas com tudo e com todos. Se solta, garota! Fique à vontade e junte-se a nós mulheres #senhorasdesi.

Seja muito bem-vinda ao nosso blog Cresce e Aparece!

Gostou desse post? Que ótimo! Tenho certeza que você vai gostar de outros tantos publicados anteriormente (Clique em HOME no topo da página). Se me permite uma indicação, sugiro também a leitura do👉 POST de outubro de 2021, pois outubro é “…o mês mais movimentado do ano”! (ops*sou suspeita em opinar!🤭)

Acompanhe também outras publicações nas nossas redes sociais (👉Instagram, 👉Facebook, 👉Pinterest) e conheça o nosso podcast no👉 Spotify. Ah! Caso você tenha a Alexa, pede para ela tocar o “Podcast Cresce e Aparece!

Aproveite e indique para as amigas!

Obrigada por estar aqui💖

BEIJOS 💋

#vicejarsempre

#simplifica

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Esbarrei na serendipidade e vim aqui te contar! 31/10/2022

PS* Esse post era para ter sido publicado ontem (no último domingo do mês), mas devido aos problemas técnicos apresentados pelo site, uma versão incompleta e desatualizada do texto foi disponibilizada. Tão logo o erro foi identificado, a versão foi substituída e hoje, dia 31/10/2022, a versão correta do post está sendo disponibilizada. Peço desculpas pelo equívoco😅. Seria algum feitiço de Halloween? 🎃🧹👻🕷🦇kkkkk

Autor:

Doutora em Enfermagem, Mestre em Ciências da Motricidade e Professora há mais de 20 anos. Compartilho minhas curiosidades da meia-idade, escrevendo sobre saúde, aprendizagem e hábitos, considerando minha experiência como mulher, mãe ou outros "eus" que me tornarei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s