Publicado em dica de livros, Mulher de meia-idade, Organização, valeu a dica

Faça a curadoria do que entra na sua mente

Além das discussões sobre as uvas-passas e do “pavê ou pra comê“, final de ano também é tempo de rever o que foi feito, fazer um balanço das realizações e dificuldades dentre os diversos setores da nossa vida. Por outro lado, não podemos negar o aparecimento repentino da motivação que inunda o nosso ser e nos impele a fazer promessas de ano novo (muitas delas proteladas ou esquecidas depois… ).

Para te ajudar a não se perder em “zilhões” de informações dispersas por todos os lados, o post de hoje vai ser dedicado a apresentar sugestões do blog Cresce e Aparece! que podem ser o ponto de partida para personalizar a sua lista de opções com tudo aquilo que faz mais sentido para você.

Você já deve estar familiarizado com termo curadoria no que se refere aos museus e galerias, à literatura ou com o trabalho realizado por pessoas que organizam e administram acervos e patrimônios. Aqui no texto, vamos fazer uma espécie de curadoria de conteúdo para te ajudar a decidir sobre o que entra ou não na sua cabeça. Vamos lá?

Para facilitar, dividi as indicações por tópicos e deixei links para você conhecer mais de perto cada item de seu interesse. Será um post inteirinho de #valeuadica, minha gente! Havia anotado mais itens, mas tive que selecionar somente alguns deles para caber no post sem deixar o texto cansativo. Darei continuarei em próximas publicações, então não perca!

Agora vai!

  • 📝Dica de Planejamento e Organização

A “Vida Organizada” virou a alguma “chavinha” na minha cabeça para mudar o meu jeito de planejar. Participei do workshop gratuíto composto por 3 aulas sobre “Planejamento de vida” com a Thais Godinho, uma pequena amostra de um curso mais completo chamado “Método Vida Organizada“. Antes desse mini-curso, sempre planejava a minha semana, no máximo o mês corrente e fazia uma “lista de tarefas diárias intermináveis” em que o excedente era transportado para o dia seguinte. No final da semana, virava tudo uma bola de neve que me levava a uma sensação de fracasso misturado com cansaço.

Com a proposta de repensar a vida, ter uma rotina mais tranquila numa perspectiva de evitar tal frustração, o workshop me proporcionou alguns aprendizados que vou compartilhar com você de modo resumido:

  1. 📌Antes de mais nada, munida de papel e caneta, revise o que foi concluído, o que está em andamento e o que não foi feito em 2021 (mesmo que você não tenha planejado nada metodicamente).
  2. 📌Defina o que você quer deixar para trás (o que não tem mais a ver com você) e o que você quer realizar em 2022 (Anote!).
  3. 📌Comece pelo calendário anual marcando as datas e compromissos pré-estabelecidos (feriados, eventos, datas comemorativas, férias, datas comerciais, reuniões do trabalho, entre outros).
  4. 📌Estabeleça 5 prioridades em áreas que serão seu foco em 2022 para se tornarem projetos a serem realizados no período de 1 ano (se demandar mais do que isso, transfira para a sua lista de metas de longo prazo).
  5. 📌Agora “o pulo do gato” é dividir o seu planejamento em trimestres (janeiro, fevereiro e março; abril, maio e junho; julho, agosto e setembro; outubro, novembro e dezembro) e revisá-los periodicamente (coloque um lembrete no seu celular antes de chegar o próximo trimestre para te alertar). Isso permite distribuir os projetos e atividades correlatas sem concentrar demais em determinado trimestre equilibrando o trabalho em geral e reduzindo a sobrecarga. Um Planner é uma ótima ferramenta para organizar isso. Escolha o seu! (Eu selecionei um da Tilibra da linha Osho conforme sugestão da Thais, porém, escolhi o da capa azul. Veja as 4 opções de capa e como o seu conteúdo é distribuído no final do post).
  6. 📌Partindo de cada trimestre, verifique o que você pode fazer em cada mês para organizar o seu planejamento mensal.
  7. 📌Somente aí você vai fazer o planejamento semanal revisando as suas prioridades no mês, analisando o que é possível resolver “nessa semana“. Uma Agenda é a ferramenta adequada para registrar suas tarefas.
  8. 📌O planejamento diário deve estar conectado com a sua agenda semanal. Use um caderno ou um bloco de anotações para listar os seus afazeres. Cuidado para não apinhar sua lista somente com compromissos e atividades profissionais. Lembre-se de incluir pausas para descansar e fazer atividades prazerosas, relaxantes e de lazer.
  9. 📌Não precisa afobar!😲 Implemente gradativamente as mudanças. Faça tudo no seu tempo.

“todo dia é um ano novo se a gente quiser”

Thais Godinho do Vida Organizada
  • 📝Dica de Finanças

E pensando na frase “tempo é dinheiro“🤑 (tempo é tudo, na verdade, a moeda com maior valor que possuímos) não há nada mais reconfortante do que começar o ano com as finanças da casa “em dia” para permanecerem assim sempre no controle. Para facilitar o processo, sugiro o uso da “Planilha do Orçamento Doméstico” elaborada pelo Gustavo Cerbase. Gosto sobretudo do campo destinado a registrar as despesas fixas com produtos e serviços (habitação, saúde, transporte, despesas pessoais, educação, lazer e outros), bem como os gastos temporários váriáveis. A planilha editável, nos dá uma visão geral de gastos mensais e, mais importante, passa um panorama anual das finanças domésticas. No vídeo abaixo👇, Cerbase explica detalhadamente como preenchê-la.

Para facilitar, aqui vai o link para baixar a planilha do orçamento doméstico do Gustavo Cerbase, clique aqui 👉https://equilibrio.gustavocerbasi.com…

  • 📝Dica de Livro

Aprendendo a Aprender para Crianças e Adolescentes” é, na minha opinião, uma obra indicada para pessoas de qualquer idade. Embora tenha sido destinada para o público mais jovem a ser dar bem na escola, o livro é um verdadeiro guia de como estudar de modo a mostrar a maneira correta de organizar os seus aprendizados, favorecendo a retenção dos conteúdos, ou seja, melhorando a memória, minha gente! Então bora prevenir o Alzheimer!

Foto por cottonbro em Pexels.com

Conheci o trabalho dos autores do livro em 2019 quando participei do curso online 👉Aprendendo a aprender: poderosas ferramentas mentais para ajudá-lo no domínio de temas difíceis pela plataforma👉 Coursera (Dica extra!). No livro, os autores abordam alguns dos conteúdos oferecidos naquele curso. Com base em estudos científicos, sobretudo na área da neurociência, são apresentadas estratégias simples, divertidas e efetivamente aplicáveis para tudo aquilo que queremos aprender. São dicas que não aprendemos na escola! E não pense que você já passou da idade para retomar seus estudos ou aprender algo novo. Veja que interessante essa 👉reportagem da VivaBem UOL acerca da nossa capacidade de aprender qualquer coisa em qualquer idade.

Para conhecer e adquirir o livro, clique na imagem da capa abaixo👇

  • 📝Dica de Filme

Assistir um filminho no final de semana é sempre uma boa pedida👍🏻. “O sorriso de Monalisa“, lançado em 2003, se passa nos anos de 1950 tendo como protagonista a atriz Julia Roberts na pele de Katherine Watson, uma professora universitária que leva ideias inovadoras para uma faculdade feminina muita conservadora. A trama se mostra interessante na medida que nos faz refletir sobre os restritos papéis das mulheres, os padrões de pensamentos impostos, as funções de gênero, a harmonia social “de fachada“, os diferentes ideais de liberdade para aquelas moças, assim como a compreensão da professora Watson sobre o real significado de “fazer o que quiser“, mesmo que esse “querer” não se encaixe nos comportamentos revolucionários apresentados por ela, mas nos comportamentos tradicionais esperados. Com certeza, um drama romântico para ver e rever. Assista o trailer abaixo👇

  • 📝Dica de serviço de recomendações

A👉 mybest Brasil (@mybest_brasil) é um site que oferece análises internas e sugestões de profissionais para te ajudar a escolher melhor produtos e serviços antes de efetivar uma compra. Com a grana desvalorizada, a grande disponibilidade e diversidade de marcas e empresas, nas lojas virtuais e físicas, muitas vezes ficamos perdidas ou confusas para fazer uma compra acertada. Por isso, a recomendação de especialistas e de “gente como a gente” que usa de verdade o produto é “uma mão na roda” quando o assunto é custo/benefício.

No site você pode buscar por categorias, digitar o produto na aba de pesquisa ou então, fazer a leitura dos artigos periodicamente publicados sobre os “Top 10” ou “Top 15melhores daquilo que está procurando.

Para quem nos acompanha pelas redes sociais, recentemente compartilhei um artigo contendo a indicação do blog Cresce e Aparece! de um 👉”Creme para as mãos“. Na resenha, ensinei a fazer uma misturinha para potencializar a hidratação. Se você ainda não leu, clique abaixo👇 e experimente o serviço de recomendação.

Antes de finalizarmos o texto, não podemos esquecer da dica de música do post.

#Dica de Música do Blog🎼

Quem assistiu e se encantou com a animação “Sing: quem canta seus males espanta” não vê a hora de assistir a continuação do longa que traz personagens fofíssimos interpretando músicas bem conhecidas dentro de um enredo de muitas aventuras. O trailer oficial do filme “Sing 2” acompanha a música tema escolhida para fechar com chave de ouro o último post de 2021.

Assista o trailer abaixo e em seguida, a versão original completa de “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” da banda U2. Solta o som!!!👇

Sugestão de Planner 2022👇✔

É isso aí pessoal! Que venha 2022 com muita prosperidade e saúde para todos nós!!!🎇

✍🏻Anote no seu planner: a próxima publicação do blog será no dia 30 de janeiro📅. Nesse meio tempo, continue acompanhando as nossas postagens nas redes sociais.

Para receber o aviso de novas publicações, siga o nosso blog. Para isso, desça até o final da página, deixe seu e-mail 📧e clique no botão “QUERO SEGUIR O BLOG”.

A sua opinião é sempre bem-vinda por aqui, por isso, deixe também seu comentário!

Se é a sua primeira vez no👉blog Cresce e Aparece!, se identificou com o tema, saiba que há muito o que explorar no nosso site a respeito da meia-idade feminina! 🤩Para encontrar textos interessantes, digite palavras-chaves no campo “pesquisa” e clique no botão “PESQUISAR”. Tenho certeza que você encontrará muitos textos interessantes e úteis para o seu dia a dia.

Muito obrigada 🙏🏻por estar aqui comigo. Te espero no próximo post💖.

Beijos💋

#vicejarsempre

#boniteza

#curadoriadeconteúdo

🎧Audioblog🎧

Audioblog: Faça a curadoria do que entra na sua mente. 12/12/2021

Autor:

Partindo da vontade de compartilhar os meus anseios e necessidades de quem está entrando na meia-idade, iniciei a redação do blog incorporando nos textos a minha experiência profissional no campo pedagógico e científico na área da saúde, emoções e atividade física, bem como da minha vivência como mulher, mãe, professora entre muitos outros "eus" que me compõem.

3 comentários em “Faça a curadoria do que entra na sua mente

  1. Boas as dicas sobre planejamento. Partindo do planejamento anual, dividi-lo em trimestres, meses, semanas e dias. E ser realista quanto ao real desejo/necessidade de realizar determinado projeto. Aquilo que não mais importa, que já ficou para trás, nem entra no planejamento anual. Minha dica é reservar o primeiro trimestre para o que foi planejado para 2021 e não cumprido. Se não for concluído no primeiro trimestre de 2022 é porque não se trata de algo realmente importante. Desejos de um Feliz Natal. E que venha 2022 com muitos planos realizados!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s